sábado, 16 de junho de 2012

A que por enquanto


Estava relendo “Fita verde no cabelo”, belíssimo conto de Guimarães Rosa, no qual, em intertextualidade com “Chapeuzinho Vermelho”, narra o processo de amadurecimento de uma menina sem juízo, com uma fita verde inventada no cabelo.
O que sempre me chamou a atenção nesse texto, além do lirismo e da expressividade neológica, é como ele inicialmente define a protagonista: “a que por enquanto”.
A que por enquanto é inocente, que escolhe o caminho louco e longo e se diverte com “inalcançar” as borboletas. A que por enquanto se permite ser feliz e inteira até que a fita imaginária desate diante da crua realidade.
Até que tudo mude de repente, somos os que por enquanto.
Por ora, vida de faz de conta, mil e uma possibilidades; outrora, sonhos guardados na gaveta, estradas para lugar algum. Por ora, juras de amor, fé, alegria; outrora, promessas quebradas, descrença, pesar. Ou vice-versa.
Apreciamos ou suportamos o instante apesar de sua fugacidade ou por causa dela e nos reinventamos constantemente estrada afora, diante do imprevisível, sempre à espreita.
Porque é preciso sobreviver ao lobo, porque é preciso sobreviver ao tédio, porque para sempre é tempo demais.

5 comentários:

  1. Oi,
    adorei o blog. =D Muito legal seu texto.
    estou seguindo.
    conheça também o meu blog
    http://caixinhadebotoes.blogspot.com.br/

    bj

    ResponderExcluir
  2. Olá :)

    Que conto maravilhoso!
    Misturando fantasia a realidade, num processo de amadurecimento...

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  3. Vou procurar sobre o livro, fiquei interessada em ler uma "nova versão" de chapeuzinho vermelho. Gostei do blog, seguindo ♥

    cappuccinoeaconta.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
  4. Que lindo Marcia, adoro Guimarães rosa ! Acho que nunca podemos definir algo para sempre, pois é tempo demais.O pra sempre sempre acaba! E por isso , temos quer viver o ''por enquanto'' cada momento a sua essência como se fosse o último!

    Beijão!

    ResponderExcluir