domingo, 20 de maio de 2012

A passageira ao lado


Dia desses entrei no ônibus, apressada, e me sentei no primeiro lugar vago que encontrei. De repente, comecei a ouvir a senhora ao meu lado sussurrar sinistramente:
_ Eu vou contar até dez, vou te dar só mais uma chance....

Olhei para ela, na esperança de ver um celular em suas mãos. Nada.
_ Um, dois, três ... _ continuou a estranha.

A mulher não era necessariamente louca ou perigosa, talvez fosse só alguém falando com seus botões. Afinal, a razão e a loucura caminham lado a lado, testando com frequência as frágeis fronteiras, que instituímos. Num mundo virado do avesso, quem pode alegar ser totalmente são?

O doutor Simão Bacamarte, protagonista de O Alienista, de Machado de Assis, depois de estudar detidamente a loucura e enclausurar toda uma cidade, acreditando-a demente, acabou por concluir que a verdadeira loucura era a sua suposta perfeição.

Mas, pelo sim pelo não, antes que a passageira ao lado pudesse completar a aterrorizante contagem, levantei-me com prudência e fui procurar um lugar seguro no fundo do ônibus.

5 comentários:

  1. Meu Deus, que estranho, não? Acho que se acontecesse comigo, eu faria o mesmo rs Legal falar sobre seu cotidiano. Beijão ! Att , Sabrina Gomes - (( Blog Spiderwebs << ))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo esquisito e eu como não sou a pessoa mais corajosa do mundo não pensei nem meia vez rs.

      Excluir
  2. Não entendi exatamente onde tu quis chegar.
    Mas de certo é que de louco todo mundo tem um pouco.
    Podemos ter ataques de loucura a todo instante, porque nao existe pessoal considerada 100% normal.
    Analisando os opostos, fazendo uma anologia, pode-se dizer que em cada extremo temos um pouco do oposto.
    Uma pessoa má tem um pouco de bondade, e outras coisas do tipo.
    Belo Texto.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da pequena cronica mas se voce desenvolvesse mais o texto acho que atingiria mais. Não sei...Faltou algo. Gostei do seu blog!
    http://mardeletras2010.blogspot.com.br/2012/05/realidade-ficcional.html

    ResponderExcluir
  4. Nossa! que estranho. rsrs
    Acontece cada coisa conosco né? kkk

    gostei da sua citação de Machado de Assis.

    passa la:

    http://errosxacertos.blogspot.com/

    beijos

    ResponderExcluir