segunda-feira, 23 de abril de 2012

O segredo das letras



Lembro-me da primeira vez que me deparei com um texto: manchinhas negras sobre o papel, que eu, num vão esforço, tentava decifrar. Sabia que havia algo de especial ali e aguardava ansiosa pelo momento de descobrir seu segredo.
Quando, finalmente, o aprendizado escolar me permitiu desvendá-lo, foi como se as letras abrissem de repente um portal mágico, convidando-me a adentrar num universo de infinitas possibilidades: o livro.
Cada livro é um caleidoscópio de histórias, sonhos e emoções, capaz de nos arrancar da mesmice cotidiana e nos conduzir por lugares, tempos e enlaces inimagináveis. De uma viagem guiada ao inferno ao encontro com Deus numa cabana, da burguesia carioca do século XIX à mitológica Terra Média, do amor impossível em Verona ao romance insólito em Forks.
Cada livro é uma janela para o mundo e para nós mesmos, compartilhando ideias e memórias, que nos permitem refletir e re(formar) criticamente nosso saber. Todos os ismos, herança das transformações socioculturais do homem, mostram-nos o caminho percorrido, alicerces do porvir.
Por isso, hoje, no dia mundial do livro, desejo a todos excelentes leituras de si, de livros e do mundo!


10 comentários:

  1. Ler é penetrar num portal para uma nova dimensão do saber e do prazer. Ler um bom livro é como saborear o prato preferido, e escrever é como preparar esse prato.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ler é algo magico, sem explicações num é? Eu amo ler, acho importante leitura nas nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. Ler é realmente demais...adoro pegar um livro e ficar no meu canto, viajando por algum lugar incrível sem sair de casa...algo que só a leitura proporciona!

    www.jujubalubafacts.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que texto lindo! Amo ler desde que aprendi. É uma das lembranças mais nítidas e doces que tenho da minha infância. :)

    :*

    http://hey-london.net

    ResponderExcluir
  5. Sempre gostei de ler. E pelo seu post percebi que você já leu
    "A cabana" . Eu também já li este livro, e confesso que foi um dos melhores que já vi.
    Gostei daqui, estou seguindo. segue de volta?

    http://errosxacertos.blogspot.com.br/

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Anderson, "a cabana" é um livro cativante e surpreendente.
      Obrigada pela visita.
      Estou te seguindo.

      Excluir
  6. Os livros são maravilhas, nos fazem viajar sem sair do lugar! Um mundo sem livros é um mundo sem sentido! ♥ tem tag lá no blog para você, passa lá e responde , se quiser é claro. Beijão. www.spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina,
      obrigada pela visita. Vou passar lá no Spiderwebs para responder a tag. Bjs.

      Excluir
  7. Sim, muito bem escrito e próprio! Ler é tudo de bom e escrever também, né? Parabéns pelo excelente texto. bjos

    ResponderExcluir
  8. eu me lembro quando comecei a conhecer as letras, junta-las, formar silabas e palavras... qdo aprendi a ler sozinha, um novo mundo se abriu...

    e um mundo novo sempre se abre qdo começo a ler um livro... é fantástico!


    bjkssssssssssss

    http://ibagis.grandemidia.net/

    ResponderExcluir