quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Respostas literárias

Fiquei muito feliz ao receber essa tag do Blog Spiderwebs e resolvi responder de um jeito diferente, pegando emprestados versos de dois dos meus poetas favoritos: Cecília Meireles (11 coisas sobre mim) e Fernando Pessoa (perguntas diversas). Espero que gostem!
11 coisas sobre mim
1.”Quando alguém diz que sabe alguma coisa,/ fico perplexa:/ ou estará enganado, ou é um farsante/ - ou somente eu ignoro e me ignoro desta maneira?”


2. “Viajo sozinha com o meu coração./ Não ando perdida, mas desencontrada./ Levo o meu rumo na minha mão.”
3. “Vim para amar neste mundo, / e até do amor me perdi.”
4. “O que sou vale mais do que o meu canto.”
5. Entre mim e mim, há vastidões bastantes/ para a navegação dos meus desejos afligidos.”
6. “Eu vim de infinitos caminhos, / e os meus sonhos choveram lúcido pranto/ pelo chão.”
7. "Aprendi com a primavera a me deixar cortar. E a voltar sempre inteira."
8.”Esta frágil escola que somos, levanto-a com paciência/ dos alicerces às torres, sabendo que é trabalho sem termo”.
9.”Até morrer estarei enamorada de coisas impossíveis”.
10. “Conheço pessoalmente a dor./ A sua residência, longe,/em caminhos inesperados”.
11.”Somos sempre um pouco menos do que pensávamos./ Raramente, um pouco mais”.

Perguntas diversas
1. Qual o maior erro que você cometeu?
“Ah, quem escreverá a história do que poderia ter sido?/ Será essa, se alguém a escrever,/ A verdadeira história da humanidade./ O que há é só o mundo verdadeiro, não é nós, só o mundo; / O que não há somos nós, e a verdade está aí./ Sou quem falhei ser./ Somos todos quem nos supusemos./ A nossa realidade é o que não conseguimos nunca”.
2. Qual seu maior sonho?
“Não sou nada./ Nunca serei nada./ Não posso querer ser nada./ À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo”.
3. Com que objetivo você criou o seu blog?
 Deste modo ou daquele modo./ Conforme calha ou não calha./ Podendo às vezes dizer o que penso,/ E outras vezes dizendo-o mal e com misturas,/ Vou escrevendo os meus versos sem querer,/ Como se escrever não fosse uma cousa feita de gestos,/ Como se escrever fosse uma cousa que me acontecesse/ Como dar-me o sol de fora./ Procuro dizer o que sinto/ Sem pensar em que o sinto./ Procuro encostar as palavras à idéia/ E não precisar dum corredor/ Do pensamento para as palavras”.
4. O melhor filme que você assistiu?
Aquele queBasta pensar em sentir/ Para sentir em pensar./ Meu coração faz sorrir/ Meu coração a chorar”.
5. O pior filme que já assistiu?
O que traz “a subtileza das sensações inúteis,/ As paixões violentas por coisa nenhuma,/ Os amores intensos por o suposto alguém./ Essas coisas todas - Essas e o que faz falta nelas eternamente -;/ Tudo isso faz um cansaço,/ Este cansaço,/ Cansaço”.
6. Me diga duas coisas que você mudaria na sua vida:
Só duas? “Tudo o que faço ou medito/ Fica sempre na metade./ Querendo, quero o infinito./ Fazendo, nada é verdade”.
7. Qual sua comida favorita?
Chocolates! Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates”.
8. Já quis voltar no tempo?
Claro, “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.
9. Quem é seu ídolo?
Eu quero ser sempre aquilo com quem simpatizo,/ Eu torno-me sempre, mais tarde ou mais cedo,/ Aquilo com quem simpatizo, seja uma pedra ou uma ânsia,/ Seja uma flor ou uma idéia abstrata,/ Seja uma multidão ou um modo de compreender Deus./ E eu simpatizo com tudo, vivo de tudo em tudo”.
10. Qual a sua música favorita?
“Qualquer música, ah, qualquer,/ Logo que me tire da alma/ Esta incerteza que quer/ Qualquer impossível calma!/”.
11. Como você se imagina com 40 anos?
“Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou?/Ser o que penso? Mas penso tanta coisa!”.

5 comentários:

  1. Flor, obrigada por sua visitinha no planeta feminino, espero voce mais vezes la , certo?
    adorei o conteúdo do seu blog, esta tudo muito show ! estou te seguindo .
    http://planet-female.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei querida ! Arrasou , obrigado por ter aceitado! Beijos! > Blog Spiderwebs <

    ResponderExcluir
  3. Fernando é ótimo,com toda a certeza ele foi uma mente brilhante...

    http://escritordebrinquedo.blogspot.com/2012/02/depilada-do-campo-limpo.html

    ResponderExcluir
  4. que diferente ficou as respostas com frases de poemas , bem original . tô seguindo teu blog , segue o meu que é novinho em busca de novos e bons seguidores ...bjsss
    http://marynunesabreu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a todos pela participação!
      Maritê, vou dar uma passadinha no seu blog!

      Excluir